Rede Social Facebook

Impressionantes fenômenos da natureza

Estou citando alguns dos fenômenos do mundo, são na verdade impressionantes e curiosos fenômenos que você vai adorar.
Vulcao-de-lava
Vulcão de lava

Lago de lava


São grandes volumes de lava fundida, geralmente basáltico, contida em um respiradouro vulcânico, cratera, ou ampla depressão. O termo é usado para descrever os lagos de lava que são total ou parcialmente fundidos e aqueles que são solidificados
Os lagos de lava persistentes são um fenômeno raro. Apenas alguns vulcões hospedaram lagos de lava persistentes ou quase persistentes nas últimas décadas.
Lago-de-lava-Kilauea-Volcano
Lago de lava, Kilauea Volcano
Origem da Imagem: commons wikimedia

Lagos de lava persistentes

Em dezembro de 2005 uma parede de rochas se rompeu, causando um abismo de 18 metros à beira do mar e um rio de lava do Kilauea, que formou uma plataforma que dá continuidade à ilha. A queda de lava e rochas é a maior já registrada no Kilauea desde que entrou em erupção, em 1983. A mais recente erupção foi registrada em 5 de agosto de 2011. É considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo, de um grupo de vulcões ativos que incluem o Stromboli e o Etna (Itália), o Monte Érebo (Antártida) e o Piton de la Fournaise (Reunião).
Vulcao-Kilauea Havaí
Vulcão Kilauea, Havaí
Origem da Imagem: commons wikimedia

Estrutura de Richat (Olho da África)


A estrutura fica localizada na Mauritânia, no meio do deserto do Saara. foi descrita pela primeira vez nos mapas na escala de 1/200 000 feitos pelo Instituto Geográfico Nacional Francês, em 1963. A partir daí ela atraiu a atenção das primeiras missões espaciais, devido à sua forma característica em forma de óculos, numa paisagem desértica sem qualquer outro destaque.
Descrita por alguns como uma amonite gigantesco no deserto, a estrutura, que tem um diâmetro de quase 55 km e desníveis de cerca de 300 a 400 m, tornou-se uma espécie de ponto de encontro para as tripulações dos ônibus espaciais.
Foto-de-satelite-da-Estrura-de-Richat
Foto de satélite da Estrutura de Richat
Origem da Imagem: commons wikimedia

Arco circum-horizontal


Os arco circum-horizontais são muitas vezes confundidos com nuvens iridescentes. Nuvens iridescentes também aparentam ser multicoloridas, e ambas se formam pela refração de partículas de água ou gelo. A distribuição das cores e posição no céu diferenciam os dois fenômenos.
As arco circum-horizontais se formam em uma posição fixa no céu em relação ao sol ou a lua, (geralmente abaixo de 46º); as faixas de cores deste tipo de formação sempre ocorrem horizontalmente com a cor vermelha acima e violeta abaixo; as cores visíveis nas nuvens arco circum-horizontais são puras, vívidas e muito organizadas na forma de um espectro.
Devido a esta organização muito semelhante a um arco-íris, vem sua nomenclatura popular de arco-íris de fogo.
Arco-circum-horizontal-no-Brasil
Arco circum-horizontal no Brasil
Origem da Imagem: commons wikimedia

Manmatus (Nuvens)

A formação das nuvens Mammatus na maioria das vezes está associada à formação de nuvens do tipo cumulonimbus, mas também podem ocorrer na alta, média e baixa atmosfera associadas a stratocumulus, altocumulus, altostratus, cirrus e cirrocumulus. Também podem ocorrer em "trilhas de condensação" (nuvens artificiais provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânicas. Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de tempo severo, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.
Mammatus-nuvens
Mammatus, nuvens
Origem da Imagem: commons wikimedia

Asperitas (nuvem Undulatus asperatus)

As nuvens estão intimamente relacionadas com nuvens altostratus undulatus. Embora pareçam escuras e torrenciais, quase sempre se dissipam sem que se formem tempestades. As nuvens de aparência ameaçadora têm sido particularmente comuns nas Grandes Planícies dos Estados Unidos, muitas vezes durante a manhã ou às horas do meio-dia após a atividade de tempestade convectiva. Em junho de 2009, a Royal Meteorological Society está coletando evidências do tipo de padrões climáticos em que aparecem as nuvens asperitas, de modo a estudar como elas se formam e decidir se elas são distintas de outras nuvens undulatus.
Nuvens-Asperitas
Nuvens Asperitas
Origem da Imagem: commons wikimedia

Supercélulas (nuvens de Tempestades)

Causam chuvas muito volumosas, produzem muitos raios e ventania. Mas o mais perigoso é quando ocorre a formação de tornados, pois estes causam muitos danos por onde passam. Supercélulas tem geralmente três classificações: clássica, baixa precipitação e alta precipitação. Supercélulas de baixa precipitação são encontradas em climas mais secos e áridos, enquanto que as supercélulas de alta precipitação podem surgir em qualquer lugar do mundo sob as pré-condições necessárias a sua formação, mas são vistas principalmente nas Grandes Planícies dos Estados Unidos. No Brasil ocorrem principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, e eventualmente produzem tornados.
Formação-de-tempestade-supercélulas
Formação de tempestade supercélulas
Origem da Imagem: commons wikimedia

Monte Shishaldin

Fica localizado no Alaska, é a mais simétrica grande montanha cónica glaciar da Terra, e as curvas de nível acima dos 2000 m são praticamente círculos perfeitos. As encostas norte e sul, na parte baixa, são mais inclinadas que as vertentes oriental e ocidental. O Shishaldin é a mais ocidental de três grandes estratovulcões na parte oriental da ilha Unimak. Os aleútes chamam-lhe Sisquk, que significa "montanha que indica o caminho quando [se está] perdido". Os 2000 metros superiores estão quase totalmente cobertos por neve glacial e gelo. No total, a cobertura de gelo atinge cerca de 91 km².
Monte-Shishaldin
Monte Shishaldin
Origem da Imagem: commons wikimedia

Trombas de água

Trombas de água são mais comuns em áreas com domínio de clima tropical, em latitudes maiores, porém zonas temperadas também relatam ocorrências, como na Europa e nos Grandes Lagos da América do Norte. Em algumas áreas, principalmente no Brasil, ainda são popularmente confundidas de maneira incorreta com qualquer ocorrência de chuva forte em uma pequena região.
Tromba-d´água-Florida
Tromba d´água, Florida
Origem da Imagem: commons wikimedia


Origem de Pesquisa:Wikipedia

Comentários

Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber