Rede Social Facebook

16 Mega Curiosidades Fenômenos Surpreendentes na Terra

São fenômenos surpreendentes que gostaria de compartilhar, de 32 fenômenos retirei 16 destes que achei os mais impressionantes na terra. segue a classificação quanto há estes fenômenos.

Relâmpago do Catatumbo na Venezuela(01)

É um fenômeno atmosférico que ocorre na Venezuela, somente sobre a foz do rio Catatumbo. Os poderosos e frequentes relâmpagos sobre esta área relativamente pequena são considerados o maior gerador único do mundo de ozônio troposférico. Origina-se de uma massa de nuvens de tempestade a uma altura de mais de 5 quilômetros e ocorre durante 140 a 160 noites por ano, 10 horas por dia e até 280 vezes por hora. Ele acontece sobre e em torno do lago Maracaibo, geralmente sobre o pântano formado onde o rio Catatumbo deságua.
Relampago-Catatumbo
Relâmpago do Catatumbo

Fonte:: Wikipédia

Curiosidade Caranguejo-dos-Coqueiros(02)

É um grande crustáceo anomuro, terrestre, encontrado em diversas ilhas tropicais dos oceanos Índico e Pacífico, sendo o maior artrópode terrestre do mundo.
Os caranguejos-dos-coqueiros parecem-se com bernardos-eremitas normais, mas a curiosidade é que são muito maiores com cerca de 1 m de comprimento, e têm um abdômen mais duro. Embora não tenha subespécies as cores variam entre azul, roxo, vermelho, preto, e cor-de-laranja.
Alimentam-se principalmente de matéria vegetal, e frutas, incluindo cocos, mas também se alimentam de carniça. Também são conhecidos pelo nome de ladrão-de-coco.

Caranguejo-dos-coqueiros
Caranguejo dos Coqueiros

Fonte: commons.wikimedia

Surpreendente Grande Buraco Azul(03)

É surpreendente o maior buraco azul do mundo. Fica localizado quase 100 quilômetros mar adentro da Cidade do Belize.
Com forma de um círculo perfeito, tem pouco mais de 300 metros de largura e atinge 124 metros de profundidade.
Visível inclusive do espaço – foi captado por um satélite da Nasa em março de 2009 - ele é, na verdade, uma caverna que se formou há dezenas de milhares de anos, quando o nível do mar era muito mais baixo do que na atualidade.

Grande-Buraco-Azul
Grande Buraco Azul

Mega Curioso Lago Natron(04)

É um lago salgado alcalino situado no norte da Tanzânia, próximo da fronteira deste país com o Quénia, no Grande Vale do Rift. Trata-se de um lago endorreico, de origem tectônica e com menos de três metros de profundidade.
As suas águas apresentam um pH elevado, entre 9 e 10.5, e apresentam uma cor característica de lagos com elevadas taxas de evaporação. À medida que a água evapora durante a estação seca, os níveis de salinidade aumentam até ao ponto em que os microrganismos adaptados a ambientes salinos (ou halófilos) começam a desenvolver-se. Entre estes contam-se algumas cianobactérias, cujo pigmento vermelho dá origem aos tons profundos de vermelho apresentados pelas águas mais profundas do lago e pelos alaranjados nas zonas menos profundas.
Tanzania-Lago-Natron
Tanzânia, Lago Natro
Fonte:Wikimedia Commons

Flamingos Pequenos

O lago Natron é também o único local de reprodução dos flamingos-pequenos que vivem nesta região e que se alimentam das cianobactérias do lago. Quanto mais elevada for a salinidade, maior é a quantidade de cianobactérias que se desenvolvem no lago e, por conseguinte, maior é o número de ninhos de flamingos-pequenos que o lago pode suportar.
Os flamingos produzem uma espécie de “leite” para alimentar as suas crias. O leite do papo é produzido, quer pelos machos, quer pelas fêmeas, pelo sistema digestivo.
Esta espécie é a mais pequena entre os flamingos e a que apresenta a plumagem mais brilhante. Têm cabeça pequena, pescoço longo, corpo relativamente grande e pernas altas. O bico é comprido e escuro. Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas.
Têm poucos predadores naturais uma vez que vivem em locais inóspitos, como os lagos com concentrações salinas elevadíssimas e de pH alcalino.
Flamingo-Pequeno
Flamingo Pequeno

Maré Vermelha(05)

É uma aglomeração de micro-planctons dinoflagelados que raramente acontece em alguns determinados locais na superfície das águas. São seres unicelulares aglomerados em número suficiente para produzir uma mudança de cor na água.
Mare-Vermelha
Maré Vermelha

Fonte: Wikimedia Commons

Pilar da Luz(06)

São um fenômeno óptico formados pela reflexão da luz do sol ou da lua por cristais de gelo que estão presentes na atmosfera terrestre. Um pilar de luz toma a aparencia de estreitas colunas que, por vezes, se estendem verticalmente acima ou abaixo da fonte de luz. Estes são proeminentemente visíveis quando o sol se encontra baixo ou abaixo do horizonte. Provenientes do sol, os pilares podem ser denominados de pilar do sol ou pilar solar.
Pilar-da-Luz
Pilar da Luz

Fonte: Wikimedia Commons

Lago Baikal(07)

É um lago no sul da Sibéria, Rússia, entre Oblast de Irkutsk no noroeste e Buryatia no sudeste, perto de Irkutsk. Com 636 km de comprimento e 80 km de largura, é o maior lago de água doce da Ásia, e a curiosidade ele é maior em volume de água do mundo, o mais antigo (25 milhões de anos) é o mais profundo da terra, com 1680 metros de profundidade.
Russia-Lago-Baikal
Russia Lago Baikal
Fonte:Wikimedia Commons

Strokkur-Fazer Espuma(08)

É um gêiser localizado próximo do Rio Hvítá, na parte sudoeste da Islândia, a leste de Reykjavík, na área geotermal de Haukadalur. É um dos gêiseres mais famosos do país, que entra em erupção a cada quatro a oito minutos e libera água que atinge em média vinte metros de altura, mas pode chegar a mais de quarenta metros.
Islândia - natureza pura, indomada, espaço desenfreado, cachoeiras impressionantes, lar de um dos gêiseres mais poderosos do mundo.
Quando os visitantes descrevem o país são difíceis de encontrar as palavras certas para o Geyser: uma fonte de água espetacular, uma fonte de água quente, jorrando para o céu. O Grande Geyser: você tem que vê-lo para acreditar.
Para alguém que nunca viu um geyser, a visão é esmagadora. Este marco da Islândia é um fenômeno natural espetacular além da descrição.
O campo geotérmico em torno do Grande Geyser é o geyser definitivo, tendo dado seu nome aos fenômenos geológicos.
O Strokkur, outro famoso gêiser localizado nas proximidades, dá uma performance a cada poucos minutos, filmando uma torre de água e vapor a 30 metros no ar.
Há outras atrações além dos gêiseres magníficos. Por exemplo, Blesi, uma fonte termal com água da cor turquesa deleita os sentidos.
Andando sobre esta maravilha natural, experimenta-se a intensidade das forças da natureza. Noite oferece uma vista fascinante do borbulhante hot springs. Um pote de água fervente toma novas dimensões.
Strokkur-Irlandia
Strokkur Irlandia
Fonte: commons.wikimedia

Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia(09)

Está localizado perto da cidade de Zhangye, na província de Gansu, no noroeste da China. O parque abrange uma área de 510 quilômetros quadrados. Anteriormente um parque rural e área cênica, tornou-se um geoparque nacional em novembro de 2011. Conhecido por suas formações rochosas coloridas, foi votado pelos meios de comunicação chineses como uma das mais belas formações de relevo do país.
Zhangye-Danxia-China
Zhangye Danxia China

Brilho Verde(10)

São raros fenômenos ópticos que geralmente ocorrem ao nascer ou ao pôr-do-sol, quando uma pequena mancha verde fica visível por um curto período de tempo acima do sol, ou próximo dele, ou também se mostra sobre o ponto do anoitecer. É facilmente visível em fotografias. São observados de qualquer altitude. São mais facilmente vistos em horizontes desobstruídos, como sobre o oceano, mas são possíveis também sobre montanhas e nuvens.
Imagem-Brilho-Verde
Paisagem Brilho Verde
Fonte:Wikipédia
         

Cratera de Darvaz(11)

A cratera chamada de Porta do Inferno fica na Russia é conhecida pela sua chama que vem queimando continuamente desde 1971, alimentada pelos ricos depósitos de gás natural na área. Ela exala um forte cheiro de enxofre que pode ser sentido à distância.
Craterra-Darvaz-noite
Cratera de Darvaz à noite

Nuvem Estratosférica Polar(12)

São nuvens que se formam na estratosfera em altitudes entre 15.000 e 25.000 metros. Estas nuvens são raras e são formadas principalmente perto das zonas polares durante o inverno. Elas estão envolvidas na formação dos buracos na camada de ozônio.
Nuvem-Estratosferica-Polar
Nuvem estratosférica polar
.Fonte: Cammons Wikipédia

Rochas deslizantes de Racetrack Playa(13)

São um dos fenômenos geológicos mais intrigantes que ocorrem no Vale da Morte na Califórnia, Estados Unidos, especialmente no lago seco chamado Racetrack Playa (algo como Planície ou praia dos Rastros). O fenômeno consiste de pedras de dimensões variáveis, algumas bastante grandes, com centenas de quilogramas de massa, que são encontradas com um rastro atrás de si marcado no solo, sem qualquer sinal associado de intervenção humana ou animal.
A causa deste movimento ainda é controversa, embora várias teorias tentem explicá-lo. Ninguém jamais conseguiu filmá-las ou vê-las em movimento.
Rochas-deslizantes-Racetrack-Playa
Rochas deslizantes de Racetrack Playa
Fonte: Wikimedia Commons

Disjunção Colunar(14)

É um tipo de ocorrência geológica que acontece durante o processo de arrefecimento do magma ou da lava. Com o arrefecimento, o material rochoso resultante da solidificação contrai-se gerando tensões internas que se traduzem em forças que geram planos de fractura, denominados juntas ou diaclases, perpendiculares à superfície principal de arrefecimento. Essas fracturas estendem-se pela massa rochosa adentro, resultando na formação de colunas paralelas umas as outras e perpendiculares à superfície do fluxo, sendo estas colunas geralmente poligonais (frequentemente com seis lados).
As colunas podem variar entre os mais de 3 metros e alguns centímetros de diâmetro e podem atingir mais de 30 metros de comprimento. Tipicamente as colunas são estruturas prismáticas paralelas entre si, de tamanho relativamente uniforme e direitas, mas podem ser curvadas e variar em diâmetro. O número de lados de cada um dos prismas pode variar de 3 a 8 faces, sendo 6 faces a tipologia mais comum.
Basalto-colunar-Frooba-Ilhas-Faroe-Islandia
Basalto colunar em Froðba , Ilhas Faroé Islândia
Fonte: Wikimedia Commons

Solo poligonal(15)

É um termo utilizado para descrever as formas geométricas distintas, frequentemente simétricas formadas pelo material da superfície do solo em regiões periglaciais. Os solos poligonais são encontrados tipicamente nas regiões remotas do Ártico, Antártida, e interior da Austrália, mas eles também são encontrados em qualquer lugar onde o congelamento e o degelo do solo se alternam, as formas geométricas e padrões associados ao solo poligonal são muitas vezes confundidas com criações artísticas do homem.
Círculos, variam em tamanho, medindo de poucos centímetros a vários metros de diâmetro. Os círculos podem consistir em materiais alternados ou não-alternados, e geralmente ocorrem com sedimentos finos no centro circundados por um círculo de pedras maiores. Círculos não-alternados são similares, mas ao invés de apresentar um círculos de pedras maiores, eles são rodeados por uma margem circular de vegetação.
Círculo-Svalbard-Permafrost-Noruega
Círculo Svalbard Permafrost na Noruega

Redemoinho de fogo(16)

Também chamado de tornado de fogo, é um raro fenômeno no qual o fogo, sob certas condições (dependendo da temperatura do ar e das correntes) adquire uma vorticidade vertical e forma um redemoinho ou uma coluna de ar de orientação vertical similar a um tornado.
Redemoinho-fogo
Redemoinho de fogo

Comentários

Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber