Rede Social Facebook

Fenômenos raros da natureza

Sete fenômenos que você não pode deixar de olhar, são  diversas fotos e explicações de como acontecem esses fenômenos da natureza, compartilhem, obrigado.
Raios-sol-nuvens-natureza
Raios de sol, nuvens, natureza

Domo de lava (chaminés)

Os domos, especialmente os que alcançam alturas de várias centenas de metros, podem crescer lentamente e de forma contínua durante meses ou mesmo anos. Os flancos destes grandes domos de lava são estruturas formadas por troços instáveis de rocha, em geral marcados por grandes movimentos de massa.
Os domos podem formar-se no interior do edifício vulcânico pela intrusão de lavas viscosas que não chegam a emergir na superfície. Nesse caso, as rochas formadas pelo arrefecimento in loco podem posteriormente aflorar em resultado da atividade erosiva devido à maior resistência à meteorização dos materiais que os constituem, formando então agulhas rochosas que se destacam na paisagem.
Domol-lavico-de-Monte-Moyoko
Domo lávico de Monte Moyoko
Origem da Imagem: commons wikimedia

Halo de 22º

Um tipo de fenômeno ótico, que forma um círculo com um raio de aproximadamente 22º em volta do Sol e ocasionalmente em volta da Lua (também chamado de anel lunar ou halo de inverno). É formado conforme a luz solar é refratada em milhões de cristais de gelo hexagonais randomicamente orientados e suspensos na atmosfera.
Um halo de 22º pode ser visível em mais de 100 dias por ano, o que é mais frequente que um arco íris.
Halo-de-22 graus-em-volta-da-lua
Halo de 22 graus em volta da lua
Origem da Imagem: commons wikimedia

Halo-em-volta-da-lua
Halo em volta da lua
Origem da Imagem: commons wikimedia

Sincelo

É um fenômeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2 °C a -8 °C e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contato com a superfície. Quando sob um nevoeiro muito denso, pode produzir o mesmo efeito que uma nevada e ocorrer a precipitação de cristais de gelo em pleno nevoeiro, sem haver nuvens no céu. Não deve ser confundido com geada.
Em Portugal o fenômeno ocorre alguns dias por ano com relativa regularidade em alguns invernos, embora não todos, no interior-norte do país, sobretudo em Trás-os-Montes e Alto Douro aonde o nevoeiro em noites de fortes inversões térmicas persiste com temperaturas negativas.
Sincelo-em-Portugal
Sincelo em Portugal
 Origem da Imagem um: commons wikimedia

Sincelo
Sincelo
Origem da Imagem dois: commons wikimedia

Estradas de gelo

A maioria das estradas de gelo são construídas no norte do Canadá, bem como na Antártida. Essas auto-estradas somente funcionam durante os poucos meses mais frios do inverno. Elas precisam serem reconstruídas sazonalmente, pois somente podem ser construídas quando estão formadas as camadas mais espessas de gelo durante o período mais frio do ano, ultrapassando lagos, trechos de mar e acidentes geográficos que, em outras condições, seriam inacessíveis, servindo de conexão a pequenas ilhas e minas situadas no mar, distantes do território continental do país. Quando as temperaturas caem a -50°C abaixo de zero, congelam-se completamente os lagos e boa parte do mar, e a neve caída forma superfícies sólidas de conexões entre estes pontos. 
As vias de gelo precisam serem mantidas por profissionais especialmente treinados para a sua manutenção, visto que os campos de gelo estão constantemente em estado de mutação.
Estrada-de-gelo-no-Canada
Estrada de gelo no Canadá
Origem da Imagem: commons wikimedia

Lago manchado (Spotted Lake)


Spotted Lake fica no Canadá é ricamente concentrado com vários minerais . Ele contém densos depósitos de sulfato de magnésio , de cálcio e de sódio de sulfatos . Ele também contém altas concentrações de oito outros minerais e menores quantidades de prata e de titânio . 
A maior parte da água no lago evapora durante o verão, revelando depósitos minerais coloridos. Grandes “spots” no lago aparecem e são coloridas de acordo com a composição mineral e quantidade sazonal de precipitação . O sulfato de magnésio, que cristaliza no verão, é um dos principais contribuintes para cor especial. No verão, restantes minerais no endurecer lago para formar “passarelas” naturais ao redor e entre os pontos.
Lago-Manchado-Canada
Lago Manchado, Canadá
Origem da Imagem: commons wikimedia

Direito (derecho)


Derechos pode causar ventos com força de furacão, tornados , chuvas fortes e enchentes. Induzida por convecção de ventos, assumir um eco arco ( "C" para trás) forma de linha de instabilidade , formando em uma área de divergência vento em níveis superiores da troposfera , dentro de uma região de baixo nível advection, ar quente e rica umidade de baixo nível . 
Eles viajam rapidamente no sentido do movimento de suas tempestades associados, semelhantes a uma saída limite (frente de rajada), excepto que o vento é mantida e os aumentos da força atrás da frente, geralmente superior a força de furacão .
Derechos na América do Norte se formam predominantemente de abril a agosto, atingindo o pico em frequência a partir de maio para julho. Durante esta época do ano, derechos são encontrados principalmente no Meio-Oeste dos Estados Unidos mais comumente a partir de Oklahoma e em todo o Vale do Ohio . Durante meados do verão, quando uma massa de ar quente e abafado cobre o centro-norte dos Estados Unidos, muitas vezes eles vão se desenvolver mais ao norte em Manitoba ou Northwestern Ontário , às vezes bem ao norte da fronteira Canadá-EUA. North Dakota , Minnesota e superior Michigan também são vulneráveis a derecho tempestades quando tais condições estão no lugar.
Embora estas tempestades ocorrem mais comumente na América do Norte, derechos pode ocorrer em outras partes do mundo, embora com pouca frequência.
Delecho-nuvem-prateleira-Minnesota
Delecho, nuvem prateleira, Minnesota
Origem da Imagem: commons wikimedia


Arco-iris lunar (moonbow )

Moonbows são muito mais fracas do que o arco-íris solares, devido à menor quantidade de luz reflectida a partir da superfície da lua . Porque a luz é geralmente muito fraca para excitar os receptores de cor cone em olhos humanos, é difícil para o olho humano de discernir cores em uma moonbow. Como resultado, um moonbow muitas vezes parece ser branco. No entanto, as cores de uma moonbow aparecem em fotografias de longa exposição.
Moonbows são mais facilmente visualizados quando a lua é igual ou mais próximo à sua mais brilhante fase de lua cheia .Para moonbows ter a maior possibilidade de aparecer, o lua deve ser baixo no céu (a uma altitude de menos do que 42 graus, preferencialmente inferior) e o céu nocturno deve ser muito escuro.
Arco-íris-lunar-nas-Cataratas-Iguacu
Arco íris lunar nas Cataratas do Iguaçu
Origem da Imagem: commons wikimedia


Fonte de Pesquisa: Wikipédia


Comentários

Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber