Rede Social Facebook

Aurora boreal, fenômeno impressionante

Aurora boreal

O que é aurora boreal: Fenômeno óptico, com brilho observado nos períodos noturnos nas regiões polares em consequência de fragmentos de vento polar no campo magnético da terra.
Aurora boreal, Alasca

De modo geral, o efeito luminoso é dominado pela emissão de átomos de oxigênio em altas camadas atmosféricas (em torno de 200 km de altitude), o que produz a tonalidade verde. Quando a tempestade é forte, camadas mais baixas da atmosfera são atingidas pelo vento solar em torno de 100 km de altura, produzindo a cor vermelho escura pela emissão de átomos de nitrogênio (predominante) e oxigênio. Átomos de oxigênio emitem tonalidades de cores bastante variadas, mas as predominantes são o vermelho e o verde.
Islandia_aurora_boreal
Islândia, aurora boreal

O fenômeno também pode ser observado com uma iluminação ultravioleta, violeta ou azul, originada de átomos de nitrogênio, sendo que a primeira é um bom meio para observá-lo do espaço, mas não em terra firme, pois a atmosfera absorve os raios UV. O satélite da NASA Polar já observou o efeito em raios X, sendo que a imagem mostra precipitações de elétrons de alta energia.
Aurora_boreal_noite
Aurora boreal, noite

Como os polos magnético e geográfico do nosso planeta não estão alinhados, da mesma forma as regiões aurorais não estão alinhadas com o polo geográfico. Os melhores pontos chamados pontos de auge para a observação de auroras encontram-se no Canadá para auroras boreais e na ilha da Tasmânia ou sul da Nova Zelândia para auroras austrais.
Aurora_boreal_Noruega
Noruega, aurora boreal

Aurora boreal artificial


Recentemente, pesquisadores conseguiram criar um efeito auroral modesto visível da terra ao emitir raios de rádio no céu noturno, tomando uma coloração verde. Da mesma forma que o fenômeno natural, as partículas atingiam a ionosfera, excitando os elétrons no plasma. Com a colisão dos elétrons com a atmosfera terrestre as luzes eram emitidas. Tal experimento também aumentou o conhecimento dos efeitos da ionosfera nas comunicações por rádio.
As aurora boreal também surgem com teste de explosões nucleares. Na explosão nuclear de teste nuclear estadunidense, o céu na região do pacífico ficou iluminado pela aurora por mais de sete minutos.
Aurora_formada_por_teste_nuclear_estadunidense
Aurora formada por teste nuclear estadunidense
Local da foto:: Wikimedia

Aurora boreal em outros Planetas


Tanto Júpiter quanto Saturno também possuem campos magnéticos muito mais fortes que os terráqueos, Urano, Neptuno e Mercúrio também são magnéticos e ambos possuem grandes cintos de radiação. O efeito da aurora polar vem sendo observado em ambos, mais claramente com o telescópio Hubble.
Aurora_Boreal_em_Jupiter
Aurora boreal em Júpiter
Fonte da Imagem: Wikimedia


Aurora boreal atualmente várias pessoas continuam reportando tais sons, ainda que suas gravações nunca tenham sido publicadas, e que existam problemas científicos com a ideia de sons originados de auroras serem ouvidos. A energia das auroras e outros fatores tornam improváveis que sons atinjam o solo, e a coincidência dos sons com as mudanças visíveis da aurora entram em conflito com o tempo de propagação necessário para que o som possa ser ouvido. Algumas pessoas especulam que fenômenos eletrostáticos induzidos por auroras possam explicar os sons.

Um antigo nome escandinavo para as Luzes do Norte é traduzido como relâmpago de arenque. Acreditava-se que as luzes fossem reflexos lançados por grandes cardumes de arenques para o céu. Outra fonte escandinava refere-se a fogos que rodeiam os extremos norte e sul do mundo. Isso coloca em evidência que os nórdicos chegaram a se aventurar até a Antártica, ainda que somente uma citação seja insuficiente para formar uma conclusão sólida.
Aurora_boreal_fenomeno
Aurora boreal fenômeno

Aurora_boreal_luzes_do_norte_fenomeno
Aurora boreal luzes do norte, fenômeno

Islandia_aurora_boreal
Islândia aurora boreal

Aurora_boreal_noite_escura
Aurora boreal noite escura

Aurora_boreal
Aurora boreal

Aurora_boreais
Aurora boreais
Fonte de pesquisa: Wikipédia


Espero que estejam satisfeitos com minha postagem e desde já agradeço a todos, deixem seus comentários e compartilhem esta postagem.

Comentários

Pinterest

back to top

Postagens mais visitadas deste blog

10 desastres naturais mais perigosos da terra

Causas do efeito estufa no planeta terra

07 curiosidades incríveis em nosso Planeta

Alguns fenômenos que vocês precisam saber