FENÔMENOS NATURAIS - MARÉ
Fenômenos Naturais na Terra são desatres naturais, fenômenos lindos e as vezes provocados pelo homem.
Marés são a ascensão e queda do nível do mar causada pelos efeitos combinados das forças gravitacionais exercidas pela Lua e o Sol e a rotação da Terra.
Os tempos e amplitude de marés em uma localidade são influenciados pelo alinhamento do Sol e da Lua, pelo padrão de marés no oceano profundo , pelas amphidromic sistemas dos oceanos, e a forma da costa e perto da costa batimetria. Algumas linhas costeiras experimentar uma semi-diurnas maré - dois quase iguais altas e baixas marés por dia. Outros locais experimentar uma diurna maré - apenas uma alta e maré baixa a cada dia. A "maré mista"; duas mares irregulares por dia, ou um alto e um baixo, também é possível.
Marés variar em escalas de tempo variando de horas a anos, devido a um certo número de factores. Para fazer registros precisos, medidores de maré em estações fixas medir o nível de água ao longo do tempo Gauges ignorar as variações causadas por ondas com períodos inferiores minutos. Estes dados são comparados com a referência (ou referência) Nível normalmente chamado nível médio do mar .
Enquanto as marés são geralmente a maior fonte de flutuações do nível do mar de curto prazo, os níveis do mar também estão sujeitos a forças como vento e mudanças de pressão barométrica, resultando em tempestades , especialmente em mares rasos e perto das costas.
Fenômenos corrente não estão limitados aos oceanos, mas pode ocorrer em outros sistemas, sempre que um campo gravitacional que varia no tempo e no espaço está presente. Por exemplo, a parte sólida da Terra é afectada pelas marés , embora isso não seja tão facilmente visto como dos movimentos das marés de água.
Características
Mudanças das marés prosseguir através das seguintes fases:
- Nível do mar sobe ao longo de várias horas, cobrindo o zona intertidal ; maré enchente .
- A água sobe para seu nível mais alto, chegando a maré alta .
- O nível do mar cai ao longo de várias horas, revelando a zona intertidal; maré vazante .
- A água deixa cair, chegando a maré baixa .
Marés produzir correntes oscilantes conhecidas como correntes de maré. No momento em que a corrente de maré deixa é chamado de água parada ou maré folga. A maré, em seguida, inverte a direção e diz-se estar virando. Água Slack geralmente ocorre perto de água de alta e baixa água. Mas há locais onde os momentos de maré folga diferem significativamente das de água de alta e baixa.
As marés são comumente semi-diurnas (duas águas altas e duas águas baixas por dia), ou diurna (um ciclo de maré por dia). As duas águas no alto de um determinado dia geralmente não são a mesma altura (a desigualdade diária); estes são a água de alta superior e a inferior de água de alta em tabelas de marés . Da mesma forma, as duas águas baixas a cada dia são o maior de água de baixa eomenor de água baixo . A desigualdade diária não é consistente e geralmente é pequena quando a Lua está sobre o equador.
Constituintes de Maré
Constituintes de maré são o resultado líquido de múltiplas influências que impactam as mudanças de maré mais de determinados períodos de tempo. Constituintes primários incluem a rotação da Terra, a posição da Lua e do Sol em relação à Terra, altitude da Lua (elevação) acima do equador da Terra, e batimetria . Variações com períodos de menos de metade de um dia são chamados de componentes harmônicas . Por outro lado, os ciclos de dias, meses, ou anos são referidos como de longo período constituintes.
As forças de maré afetar toda a terra , mas o movimento da Terra sólida é apenas centímetros. A atmosfera é muito mais fluida e compressível de modo a sua superfície se move km, no sentido de o nível do contorno de uma determinada baixa pressão na atmosfera exterior.
Principais lunar constituinte semi-diurna
Na maioria dos locais, o maior componente é a "principal semi-diurnas lunar", também conhecido como o M2 (ou H 2 ) constituinte das marés. Seu período é de cerca de 12 horas e 25,2 minutos, exatamente a metade de um dia lunar das marés , que é o tempo médio que separa um lunar zénite do outro, e assim é o tempo necessário para a Terra para girar uma vez em relação à Lua. Simples relógios de maré acompanhar esse constituinte. O dia lunar é mais longo do que o Dia da Terra, porque as órbitas da Lua na mesma direção que a Terra gira. Isso é análogo ao ponteiro dos minutos em um relógio cruzando o ponteiro das horas às 12:00 e depois novamente em cerca de 1: 05½ (não at 1:00).
A Lua orbita a Terra na mesma direção que a Terra gira sobre seu eixo, por isso leva um pouco mais de um dia-cerca de 24 horas e 50 minutos-para a Lua para voltar para o mesmo local no céu. Durante este tempo, ele passou a sobrecarga ( ponto culminante ) uma vez e sob os pés uma vez (em um ângulo horário de 00:00 e 00:00, respectivamente), por isso em muitos lugares o período de forte forçando das marés é o acima mencionado, cerca de 12 horas e 25 minutos. O momento da maré mais alta não é necessariamente quando a Lua está mais próxima de zénite ou nadir , mas o período da forçando ainda determina o tempo entre marés altas.
Porque o campo gravitacional criado pela Lua enfraquece com a distância a partir da Lua, ele exerce uma força média de ligeiramente mais forte no lado da terra de frente para a lua, e uma força ligeiramente mais fraco no lado oposto. A Lua, portanto, tende a "esticar" a Terra ligeiramente ao longo da linha que liga os dois corpos. O sólido Terra deforma um pouco, mas a água do oceano, sendo fluido, é livre para se mover muito mais em resposta à força das marés, particularmente na horizontal. Como a Terra gira, a magnitude e direcção da força das marés em qualquer ponto específico sobre a mudança da superfície da Terra constantemente; embora o oceano nunca atinge o equilíbrio, nunca há tempo para o fluido de "catch up" para o estado em que acabaria por chegar se a força das marés eram constantes-a força das marés em mudança, no entanto, provoca alterações rítmicas de altura da superfície do mar.
Diferenças gama semi-diurnas
Quando há duas marés altas de cada dia, com alturas diferentes (e duas marés baixas também de diferentes alturas), o padrão é chamado de maré semi-diurna mista.
Variação Gama: molas e Neaps
O intervalo semi-diurnas (a diferença de altura entre as águas de alto e baixo ao longo de cerca de metade de um dia) varia de um ciclo de duas semanas. Aproximadamente duas vezes por mês, em torno de lua nova e lua cheia , quando o Sol, a Lua ea Terra formam uma linha (uma condição conhecida como sizígia), a força de maré devido ao sol reforça que, devido à Lua. O alcance da maré é, então, no seu máximo; isso é chamado de sizígia . Não é nomeado após a temporada , mas, como essa palavra, deriva o significado de "salto, irrompeu, subir", como em um naturais primavera .Quando a Lua está no primeiro trimestre ou no terceiro trimestre, o sol ea lua estão separados por 90 ° quando visto da Terra, e a força das marés solares parcialmente cancela a lua de.Nesses pontos no ciclo lunar, o alcance da maré está em seu mínimo; isso é chamado de neapmaré , ou Neaps . Neap é uma palavra anglo-saxónica que significa "sem o poder", como emforđganges nip (diante curso sem-the-power). Marés vivas resultar em águas altas que são superiores à média águas, baixas que são mais baixos do que a média, " água parada tempo" que é menor do que a média, e as correntes de maré mais fortes do que a média. Neaps resultar em condições de maré menos extremas. Há cerca de um intervalo de sete dias entre as molas e Neaps.
Os tipos de Marés |
Animação das marés como a Lua gira em torno da Terra com o Sol à direita |
A distância que separa a mudança da Lua e da Terra também afeta alturas de maré. Quando a Lua está mais próximo, no perigeu , o alcance aumenta, e quando ele está no apogeu , a gama encolhe. A cada 7 1 / 2 lunações (os ciclos completos de lua cheia para nova para cheia), perigeu coincide com qualquer uma lua nova ou cheia causando marés vivas perigean com a maior amplitude das marés .Mesmo em sua forma mais poderosa essa força ainda é fraca, causando diferenças de maré de polegadas, no máximo.
A forma da costa e do fundo do oceano muda a maneira que as marés se propagar, por isso, não existe uma regra simples, geral que prevê o momento da alta da água a partir da posição da Lua no céu. Características costeiras, como subaquática batimetria e forma costa significa que as características de localização individuais afetam previsão maré; O tempo real de alta água e altura podem diferir das previsões do modelo, devido aos efeitos da morfologia costeira sobre o fluxo das marés. No entanto, para um determinado local a relação entre lunar altitude e o tempo de alta ou maré baixa (o intervalo lunitidal ) é relativamente constante e previsível, como é o tempo de alta ou maré baixa em relação a outros pontos na mesma costa. Por exemplo, a maré alta em Norfolk, Virginia , EUA, previsivelmente ocorre horas aproximadamente dois anos e meio antes de a Lua passa diretamente acima.
Outros constituintes
Um composto da maré (ou overtide) resulta da interacção de águas rasas das suas duas ondas mãe.
Fase e amplitude
Porque o M 2 constituinte maré domina na maioria dos locais, a fase ou fase de uma onda, denotada pelo tempo em horas após a alta água, é um conceito útil. Fase de maré também é medido em graus, com 360 ° por ciclo das marés. Linhas de fase corrente constante são chamadas linhas cotidal , que são análogas às linhas de contorno de altitude constante sobre mapas topográficos . Alta água é alcançada simultaneamente ao longo das linhas cotidal que se estende desde a costa para o oceano, e linhas cotidal (e fases, portanto, das marés) antecedência ao longo da costa. Constituintes semi-diurnas e longa fase são medidos a partir do ponto alto, diurna da preia-mar máxima de inundação. Isto e a discussão que se segue é precisamente verdadeira somente para um único componente de corrente.
Foto de uma Praia Mare
Foto de uma grande onda
Foto de uma costa à beira do mar
Vídeo agitação nas ondas do mar